Como a maquiagem pode afetar sua saúde e os cuidados que você deve tomar

Como a maquiagem pode afetar sua saúde e os cuidados que você deve tomar

Maquiagem é uma coisa incrível, pois tem o poder de transformar a aparência das pessoas, elevar a autoestima e confiança.
Mas o lado ruim que muitas pessoas ignoram, é que a maquiagem pode afetar a nossa saúde. Por mais que possamos ficar obcecados com certos produtos, eles têm algumas propriedades e substância que podem fazer mal a nossa pele.

Com tipos variados e tons envolventes que os fazem parecer inofensivos, a maioria das maquiagens estão concentradas em volta de lugares vulneráveis e sensíveis do corpo como olhos e boca.

É bom prestar atenção nos ingredientes que compõem seus cosméticos favoritos, desta forma, você tem menos chances de absorver ou ingerir metais e produtos químicos que podem fazer mal a saúde a longo prazo.

Para que você tenha uma ideia, veja algumas maneiras de como a maquiagem pode ser nociva ao seu corpo e os cuidados que você deve tomar para usar seus cosméticos favoritos e se preocupar apenas em ficar linda.

1. Entupimento dos poros

Maquiagem de longa duração tende a entupir os poros. Quanto mais tempo a maquiagem permanece no corpo, mas tendência ela tem a se afundar na pele, dificultando sua remoção. Para garantir que a pele fique totalmente limpa sem uma gota de maquiagem, é recomendável usar um esfoliante facial para evitar entupimento dos poros e aparecimento de acne.

2. Doenças por compartilhar maquiagem

A respeito de seus pincéis de maquiagem, nunca compartilhe com outras pessoas, a não ser que você possa higienizá-los facilmente. Você não tem certeza se sua amiga está com uma doença de pele ou vírus, e também não vai perguntar não é mesmo?

Ainda mais se você estiver compartilhando produtos que entram em contato com a boca e os olhos como batom e rímel. É importante também prestar atenção às datas de vencimento dos cosméticos, para não usar produtos vencidos com acúmulo de bactérias e mofo.
E por fim ser você está doente ou está com alguma infecção (como conjuntivite), é bom evitar usar maquiagem.

3. Irritação da pele

Pode acontecer de algum produto de maquiagem do mercado irritar a pele. Então é recomendável verificar os ingredientes que compõem tais produtos antes usar, ainda mais se a pessoa tem pele sensível.

Produtos químicos nos ingredientes da maquiagem, podem agravar ou causar dermatite de conato. Caso você desconfie de algum tipo de produto, teste uma pequena quantidade no pulso e aguarde um pouco para ver se causa reação antes de coloca-lo no rosto.

4. Alergias

Conservantes e fragrâncias encontrados em maquiagens podem desencadear reações alérgicas como urticária espirros em excesso, etc. Se você sabe que tem sensibilidade a aromas ou certos ingredientes, não se esqueça de conferir os ingredientes ou dar uma rápida olhada nos produtos antes de coloca-los no rosto.

5. Ferir os olhos

Cuidado com o que você coloca próximo aos olhos, especialmente quando se trata de glitter e delineador. Com o delineador na linha d’agua pode facilitar a entrada de partículas no olho e causar infecções e danos, lembre-se sempre de afiar ou higienizar o alinhador antes de desenhar muito perto dos olhos.

Além disso, tenha sempre cautela ao aplicar o glitter em volta dos olhos. Pequenas peças brilhantes tem mais dificuldade de serem expelidas pelos olhos, e podem causar arranhões e lágrimas. E não se esqueça de verificar a data de vencimento desses produtos.

6. Problemas respiratórios

Muitas pessoas gostam de produtos do tipo spray facial, mas usá-los com exagero pode ser prejudicial à pele e ao sistema respiratório. Existem ingredientes presentes nestes produtos que podem irritar a pele ou causar danos a saúde se forem inalados. Com todas essas minúsculas partículas liberadas no ar em no seu rosto, pelo menos algumas delas você deve inalar.

Para diminuir os riscos ao máximo, verifique os ingredientes presentes pesquisando o que você não conhece, e limite sua exposição.

Conclusão

Esses são apenas alguns riscos e cuidados que você precisa ter para que a maquiagem não prejudique sua saúde, mas é claro que existem muitos outros.

Contanto que você preste sempre atenção no que está colocando no seu rosto, e lembrar-se de tirá-los antes de dormir, não há nada com que se preocupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *